top of page

SOBRE

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida (NCine UVA) tem a alegria de realizar a II Mostra Competitiva que, em 2022 ganha novos contornos, parcerias, painéis de debates e abre um leque de categorias inéditas em relação ao ano anterior.

Como coordenador do curso, convido a todas e todos a celebrar este crescimento exponencial das produções e coroar o encerramento do ano com a esperança de que 2023 será melhor e maior!

Teremos três dias de trocas intensas com debates exclusivos, um painel diverso e qualificado de reflexões, além da votação para os melhores curtas de ficção, documentários, animação, videoclipe e videoarte. 

Você também pode fazer parte deste evento, inscrevendo-se através do perfil do curso no Instagram (@ncine_uva) e votando aqui nos melhores trabalhos.

O curso de cinema e audiovisual da Veiga ganha corpo e se consolida com a atuação de um afetuoso e experiente colegiado e um brilhante corpo discente, que comprova aqui sua excelência em realizações.

Saudações!

Prof. Evângelo Gasos

Olá, pessoal! Estamos muito felizes com a participação de vocês na II Mostra Competitiva do curso de Cinema, na qual o Design de Animação, esse ano, faz parte! Estamos presentes na mostra com duas premiações, melhor curta animado e melhor roteiro de curta animado e estamos muito felizes com a participação de vocês! Esperamos que curtam toda a programação que preparamos para vocês nesses três dias que serão bastante intensos e com muita coisa boa! Desejamos boa sorte aos concorrentes de design de animação! 
Fernanda Vuono e Nilmar Figueiredo - Coordenadores de Design de Animação Campus Barra e Tijuca

JURADOS

Conheça a equipe de jurados que participarão da II Mostra Competitiva de Cinema e Audiovisual

c7f0c8a3-09c0-4b2c-9118-a8cdd5883582.jpg

BRIELE FERNANDA

Briele Fernanda (27) é Graduada em cinema pela UVA (2020), pós-graduada em cinema em linguagem e audiovisual pela universidade cândido Mendes (2021) e pós graduanda em roteiro pela FACHA. É Criadora do podcast Gosta de Cinema e da Sala de Roteiro 42. Dirigiu e escreveu Alterego (2018) que ganhou a etapa regional do Prêmio  EXPOCOM e Feliz Aniversário (2021) que ganhou a etapa nacional do Prêmio EXPOCOM. Atualmente trabalha como roteirista freelancer e na coordenação de exibição comercial da Globo.

WhatsApp Image 2022-11-20 at 10.18.17.jpeg

DIEGO BROTAS

Professor, sound designer, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), doutorado sanduíche na Eberhart Karls Universität Tübingen (Alemanha/2015), foi pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação - LabCULT. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA),  e foi pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (LAB404/UFBA). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em Cinema no PPGCine/UFF.

17cb95a0-8282-4a3f-b4aa-d25565b1830d.jpg

MARÍLIA NOGUEIRA

Marília Nogueira, diretora, roteirista e idealizadora do Cabíria Prêmio de Roteiro que, desde 2015, fomenta a presença de mais mulheres e diversidade no audiovisual. Em 2019, a iniciativa se expande para o Cabíria Festival Audiovisual, do qual integra a direção. Em sua carreira soma colaborações como assistente de direção com cineastas como Lucia Murat (Taiga Filmes), Gabriel Martins e Maurílio Martins (Filmes de Plástico). Como diretora e roteirista, possui quatro curtas realizados, seu filme mais recente, "Angela", estreou em 2019 no 30º Curta Kinoforum, e recebeu o Prêmio do Júri Popular no FestCurtasBH e o Candango de Melhor Atriz para Teuda Bara, no 52º Festival de Brasília.   Através do Ateliê Escreva Criatura, realiza processos de facilitação e mentoria para escrita criativa e audiovisual.

0e2e072c-d10f-4d25-a6f2-8b3a172718a5.jpg

ANGÉLICA PAULO

Angélica Paulo é carioca e suburbana, formada em jornalismo pela Faculdade da Cidade, atuou como repórter em veículos como Jornal do Brasil e Jornal O Dia. Trabalhou como gerente de conteúdo na FSB Comunicações, onde realizou a cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016. Como produtora participou de projetos na Plano Geral Filmes para canais como E! Entertaninment e TV Globo, além do Canal Saúde da Fiocruz. Produtora e pesquisadora dos podcasts "Vidas Negras" e "Projeto Querino", ambos da Rádio Novelo.

6878600a-acf8-4f17-8b2c-6a4dd0546a60.jpg

PATRÍCIA CORDEIRO

Patrícia Cordeiro tem 23 anos, é editora e operadora de câmera. Tem graduação em Cinema e Audiovisual (UVA) e é pós-graduanda em Fotografia (UNYLEYA). Com a webserie Alterego, seu primeiro trabalho audivovisual, ganhou o Prêmio EXPOCOM sudeste (2019) na categoria Ficção em Vídeo e Tele. Dirigiu e fez a fotografia do curta Feliz Aniversário (2021) que conquistou o Prêmio EXPOCOM sudeste e nacional no ano de 2021 na categoria Filme de Ficção. Atualmente trabalha na empresa Descomplica como operadora audiovisual.

5dd53c3a-ca47-490d-a16b-5eb381571c09.jpg

FERNANDA TEXEIRA

Fernanda Teixeira nasceu no Rio de Janeiro em 1985. Formada em Cinema pela UNESA em 2005. Pós-graduada em Direção de Arte pra Cinema e TV na mesma instituição. Como diretora e roteirista realizou cinco curtas-metragens: “Transtorno”(2006), “A Espera” (2007), “Rendez-vous”(2009), “Uma, Duas Semanas” (2012), “Em Cartaz”(2013), exibidos nos mais diversos festivais no Brasil e no exterior. Em 2018, estreou na direção de longas-metragens com “O que Resta” que recebeu os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Fotografia no 12º Festival de Triunfo. 
Atua no mercado audiovisual como diretora de arte e foi responsável pelos longas: “O Último Animal” (2022) de Leonel Vieira, “Ciclo“ (2022), de Ian SBF, “Peçanha contra o Animal” de Vini Videla, Ana e Vitória” (2018) de Matheus Souza, “O Último Virgem” (2016) de Rilson Baco e Felipe Bretas, “Dores de Amores” (2013) de Raphael Vieira e “Riscado” (2010) de Gustavo Pizzi, além de inúmeros curtas-metragens. Foi responsável ainda pela direção de arte de um grande número de campanhas publicitárias para marcas como Tim, Uber, Casa e Video, Amil, Taco, Suzuki, Leader, Fox Sports, entre outras; além de vídeo clipes para diversos artistas como Iza, Thiaguinho e Ludmilla.

355bae03-6ae1-4589-915f-1309c8312045.jpg

RAPHAEL FONTENELLE

Raphael Fontenelle atua no mercado audiovisual há 13 anos, tendo trabalhado em TV e Cinema para projetos live action e de animação como editor. Dentre seus trabalhos destacam-se os programas documentais  “O Som do Vinil” (Canal Brasil) e “O Poder do Esporte” (TV Escola), episódios da websérie “Petrobras Nas Pistas” e o curta-metragem documental "Nota de falecimento" (2016). Em animação trabalhou nos projetos “Super Drags” (Netflix), “Meu Amigãozão” (Discovery Kids) e "Any Malu Show" (Cartoon Network). Desde 2018, é Supervisor de Pós-Produção no Combo Studio, no Rio de Janeiro. Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

52e9595a-017a-40ab-8789-f22fcee8fc0c_edited.jpg

ANTÔNIO MOLINA

Trabalhou como diretor cinematográfico na empresa CINED, de 1971 a 1988, onde realizou mais de 40 documentários, atuando também como cinegrafista e diretor de produção em alguns deles. Nesse mesmo período, atuou como assessor cinematográfico de diversas produções, supervisionando o trabalho de 12 (doze) diretores de curta metragem.

 

De 1988 a 1997 trabalhou no Instituto Cubano de Rádio e Televisão como jornalista e diretor de programas de TV, onde realizou mais de 60 projetos, destacando-se: “Com Suas Próprias Mãos” -  documentários semanais sobre tudo o que o homem faz com suas mãos; “Pontos de Vista” - informativo de grande audiência, por ser o único programa de opinião da TV Cubana, e “Ernesto” – seriado de oito (8) capítulos sobre Ernesto Che Guevara.

Prestou serviços a produções internacionais, como produtor “free-lancer” para: Interamerican Production – E.U.A; NHK – JAPÃO; RAI – ITÁLIA, Televisión Nacional de Chile – Chile e CBS – E.U.A .

Participou de numerosos concursos e festivais internacionais, tendo recebido diversos prêmios e menções honrosas. Por duas ocasiões foi jurado durante o Festival do Novo Cinema Latino-Americano que se realiza em Havana.

Júri também nos festivais de cinema de Gramado, Cinema Etnográfico, Nueva Mirada, Festival Internacional de Cinema de Ceará, Festival Internacional de Cinema de San Luis e no Festival de Cinema de Paraty entre outros.

Residente no Brasil desde 1997, é Membro Honorário e atualmente Vice-Presidente do CIDAN – Centro de Documentação e Desenvolvimento do Artista Negro; Coordenador do Projeto Social “Viajando na Telinha” – de formação em criação e realização audiovisual para jovens de Baixa Renda em Comunidades do Rio de Janeiro – Patrocinado a convite pela PETROBRÀS.

WhatsApp Image 2022-11-20 at 10.25.16.jpeg

FABIO YAMAJI

Fabio Yamaji é Animador, fotógrafo e montador com mais de 300 freelas no audiovisual, incluindo 16 curtas e 2 longas. Dirigiu O Divino, De Repente (2009), Pontos de Vista (2015) e Peñarol x Palmeiras (2017). Lecionou Animação na Escola Carlitos, IED-SP, Mackenzie e Anhembi-Morumbi (Pós). Cofundou a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e o site de críticas Cinequanon. Competiu 6 vezes no Festival de Annecy e levou 3 troféus do Anima Mundi. Escreveu 4 livros didáticos de animação para a LEGO Education.

239563b2-ef91-41e5-aa46-11028ec671c2.jpg

ELIELSON JÚNIOR

Elielson Júnior tem 27 anos e é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduando em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas. É criador da companhia de cinema e teatro Beco Teatral, onde produziu, escreveu e dirigiu o curta Rasga (2021), que participou de festivais nacionais, além de receber o prêmio do edital Creusa Bordalo. Aos 18 anos publicou o seu primeiro livro, A Anfitriã (Editora Multifoco, 2014), que ganhará uma adaptação para o teatro em breve. Com o Beco Teatral, desenvolve desde 2018 espetáculos que buscam regionalizar histórias da cultura pop. Atualmente, trabalha na pós-produção do curta A Mulher Atrás da Porta (2022) e produz o espetáculo Bug do Milênio (2023).

f140ab29-0c85-4830-bd91-86e6d9de7d35.jpg

NATHALIA FORTE

Nathalia Forte é produtora, diretora e ilustradora, com foco em animação e livros infantis. Formada em Artes Plásticas, trabalhou como produtora da RR Animation, Split Studios, Conspiração Filmes, Estricnina Desenhos Animados, Combo Estudio, entre outros. Trabalhou em projetos como "Sítio do Picapau Amarelo"; "Vivi Viravento"; "Planeta Palavra” e "Gigablaster". Atualmente ilustra e dirige o curta "A Menina que Mudou de Si", contemplado com o edital do MINC em 2018, e está à frente da Miríade Produções

WhatsApp Image 2022-11-20 at 10.13.58.jpeg

PÊ MOREIRA

Pê Moreira é cineasta, pesquisadora-artista e tradutora. É graduada em Rádio e TV (ECO-UFRJ) e mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio). Produziu os curtas Abraço (Matheus Murucci, 2019) e Pavilhão 21 (Victor Oliver, 2020). Escreveu com Natália Maia o curta de ficção Pelos Olhos Que Te Vejo (Marcos Ferreira e Alan Góes, finalização) e dirigiu a produção do curta Deus Não Deixa (Marçal Vianna, 2022). Atualmente, desenvolve o longa de ficção Dalva-K (Erica de Freitas) e lança Ave Maria, escrito por ela e sua estreia na direção.

88100621-eba9-4d70-84a8-d633204e0c3f.jpg

RAPHAEL ARGENTO

Doutor em Design (Esdi/UERJ) com pesquisa na Linha de Design e Tecnologia, sobre o tema de Captura de Movimentos e Animação de Personagens. Em minha pesquisa desenvolvi um algoritmo em C# para cartunizar movimentos reais advindos de equipamentos de motion capture. Possuo Mestrado em Design pela Esdi/UERJ (2009), graduação em Desenho Industrial Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Diploma em Digital Character Animation (2010) pela Vancouver Film School, no Canadá. Atualmente Professor do campus Mesquita do IFRJ, onde atuo também como pesquisador e Coordenador de Pesquisa e inovação. De 2013 a 2016 fui Coordenador e professor do Curso de Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida (Campus Tijuca). Tenho experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Motion Graphics, Realidade Virtual, Modelagem 3d, VRML, Televisão, Telejornalismo, Animação 3D e Animação de Personagens e Infografia em Vídeo. De 2013 à 2016 coordenei a Graduação Tecnológica em Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida. Desde 2010 a 2016 lecionei Animação de Personagens, Animação 3D e disciplinas relacionadas ao Audiovisual e à Animação. De 2012 à 2014 coordenei a Pós-Graduação em Animação 3D e Edição Digital de Vídeo do Instituto Infnet. De 2004 a 2010 trabalhei na TV Globo, criando infográficos animados para os seguintes produtos televisivos: Jornal Nacional, RJTV, Jornal da Globo e Fantástico. Participei da produção de arte para os seguintes eventos: Eleições 2006 e 2008, Pan-Americano 2007, Olimpíadas 2008. Criei animações para o Jornal da Globo e o Fantástico.
Atualmente atuo como coordenador de pesquisa e inovação no IFRJ, onde também coordeno o Núcleo de Inovação em Realidades Digitais.

Na primeira mostra competitiva, organizada pelo NCAV e pela Coordenação do curso de cinema e audiovisual da Universidade Veiga de Almeida, foram exaltadas obras cinematográficas produzidas pelos próprios alunos do curso, proporcionando, ao final, uma premiação em que os curtas-metragens foram julgados em dez categorias, nove por uma banca especializada, e uma pelo público.

PRIMEIRA EDIÇÃO

CRÉDITOS

ORGANIZAÇÃO GERAL

EQUIPE DA ORGANIZAÇÃO GERAL

Prof. Evângelo Gasos

Bruno Cardoso

Yuri Damião

Nuno Vasques

Rayssa Romanov

Vania Volpe

Giovanna Duarte

Luisa Nogueira

Giulia Malvaris

Pedro Henrique Nunes

João Senna

Kevin Lucca

Alexsandro Pereira

ELABORAÇÃO DO SITE

PARCERIA

AGRADECIMENTOS

Clara de Arruda

Curso de Design de Animação, Campus Barra & Tijuca

Prof.ª Fernanda Vuonno

Prof.ª Giselle Nascimento

Prof. Nilmar Figueredo 

APOIO

logo-Barticum-cinza.png
bottom of page